1 Envie mensagens profissionais e claras

Quando o cliente recebe uma mensagem sua essa será a primeira impressão que ele terá da sua empresa, por isso, envie sempre mensagem profissionais e claras. Responda a perguntas concretas submetidas pelo cliente e não entre em rodeios. Estabeleça logo um preço competitivo e seja claro no que está ou não está incluido no preço. Preste atenção aos detalhes, trate o cliente pelo nome, evite erros ortograficos e assine sempre o final das mensagens com o seu primeiro e último nome.

2 Dê logo uma estimativa de Preço

Segundo a nossa experiência, os clientes tendem a contratar profissionais e empresas que dão logo uma ideia aproximada de preço. A sua proposta não é fechada e pode sempre editá-la ou ajustá-la consoante os requisitos apresentados. Informe o cliente do que está ou não incluido na sua proposta. Analise a concorrência e perceba se pode ajustar o preço conforme as necessidades do cliente. Em alguns casos pode sempre dizer que faz o mesmo preço de outros profissionais e assim o cliente escolhe a empresa que lhe inspira mais confiança. Se apresentar uma proposta com um valor mais alto que a concorrência explique bem ao cliente o porquê.

3 Seja Avaliado

Profissionais e Empresas com uma avaliação têm o dobro das probalidades de ganhar um negócio do que outros sem avaliações. Obtenha o máximo de avaliações positivas que conseguir. Peça aos seus clientes para avaliar a sua empresa no final de cada trabalho. Tendo 5 ou mais avaliações a sua empresa pode aumentar 4X a probalidade de ganhar um negócio face à sua concorrência. A seguir ao preço, o principal factor de decisão dos clientes ao decidir por uma empresa são as suas avaliações. Não tenha medo de ser avaliado, ninguém é perfeito e há sempre coisas em que podemos melhorar. Por fim, verificamos também que as avaliações que não são 100% positivas são as mais credíveis para os clientes.

4 Crie um perfil campeão

Quando os clientes procuram por profissionais experientes tendem a seleccionar as empresas com melhores perfis.

Para ter um perfil campeão comece por colocar o logotipo da sua empresa ou da sua pessoa. Inclua referências de trabalhos passados e clientes com quem trabalha. As fotografias a utilizar deverão ter uma boa qualidade e um aspecto profissional.

Faça uma descrição da sua empresa clara e precisa, diga que serviços presta, quais são as suas valências face a concorrência e porque é o melhor na sua área.

5 Não Desista!

Os profissionais que respondem de uma forma consistente aos pedidos dos clientes, triplicam o número de serviços ganhos face aos outros. Em média, uma empresa ganha 1 em cada 5 pedidos em que apresenta proposta. Você até pode conseguir mais, mas terá de ser persistente, rápido e não desistir à primeira até conseguir. Teste várias abordagens aos clientes, ignore pedidos que não são para si e teste, teste, teste até arranjar a melhor forma de ganhar clientes.

Testemunhos